O fim de um ciclo, o começo de outro

cropped-cropped-tmw.jpg

Cinco meses atrás, eu decidi dar uma última chance para manter o TM Warning vivo, funcionando como um site regular, periódico, que cobrisse as três principais ligas profissionais norte-americanas. Eu relancei o site em novo endereço, novo formato e um sistema de assinaturas baseado no Apoia-se. Algumas colunas seriam abertas para todo mundo ler, e parte do conteúdo seria exclusivo para os assinantes, uma forma de recompensar as pessoas que estavam pagando mensalmente para ajudar a manter o site vivo.

A ideia era simples: encontrar uma forma de tornar o site financeiramente viável, usando as assinaturas para trazer um retorno que compensasse todo o trabalho e tempo gasto e investido em fazer as colunas enormes do site, e que portanto servisse para continuar fazendo esse trabalho e investindo meu tempo e esforço no TM Warning.

Nesses cinco meses desde o relançamento do site foram 43 colunas, sendo delas 3 especiais sobre a história dos esportes. Falamos de NBA, NFL e MLB, de Draft e de playoffs, previews da temporada e Super Bowl, sobre o Suns e sobre o Warriors, sobre o Browns e sobre o Patriots. Foram cinco meses muito divertidos, cobrindo as ligas (em especial a NBA, que era a liga cuja temporada estava rodando nesse período) e mantendo o site vivo graças aos apoiadores.

Mas a verdade é que, infelizmente, o projeto nunca atingiu os resultados esperados. O começo foi promissor, mas depois de dois meses ficou claro que ele não tinha fôlego algum: foram só dois assinantes novos nos últimos três meses, com muito mais desistências, e a meta de atingimento que foi estabelecida em Janeiro nunca passou dos 53% em atingimento. O projeto simplesmente não atraiu tanto interesse e tanta atenção quanto eu esperava, os resultados infelizmente ficaram muito aquém do que seria necessário para continuar, e o projeto estagnou, sem crescer ou avançar em nenhuma direção.

Então embora ainda falte um mês para o prazo originalmente proposto, é hora de admitir que o projeto não funcionou como esperado e encerrar essa etapa do TM Warning, fechando o ciclo que tivemos nesse primeiro semestre como um site “de verdade”. Eu fico muito triste com isso, porque o site é algo que eu trago comigo desde 2010 com  saudoso Blogspot e essa era minha tentativa final para continuar com o TM Warning sendo algo periódico, regular e que trouxesse um retorno, mas manter essa periodicidade exige muito esforço, tempo e dedicação, e não é possível manter esse tipo de coisa depois de estágio da vida sem um retorno. O projeto do Apoia-se era uma forma de gerar esse retorno e continuar mantendo o site, mas não foi possível. Então infelizmente esse sonho fica por aqui. Eu espero que todos vocês entendam essa decisão.

Isso não quer dizer, claro, que tudo tenha chegado ao fim. O site continua aqui com arquivo de todos nossos textos (menos o que eu falava que o Raptors desse ano seria diferente nos playoffs, esse eu vou deletar e jogar fogo assim que tiver gasolina), e eu vou manter o site vivo sempre que eu quiser escrever alguma coisa, o que invariavelmente acontece – só não vai ter qualquer periodicidade ou regularidade nesse sentido. Mas a volta e meia a mão coça e o Twitter não é suficiente para colocar pra fora tudo que eu tenho pra falar, então o mais provável é que ainda tenha textos aqui de vez em quando.

Além disso, eu ainda estou desenvolvendo outros possíveis projetos futuros. Um deles que já foi lançado é o Na Era do Garrafão, o podcast de história da NBA que eu e o Renan Ronchi lançamos em parceria com a Central 3 e já está disponível no iTunes e em qualquer aplicativo de podcasts da sua preferência. Conforme esses projetos forem amadurecendo ou não, eu vou avisando no Twitter do TM Warning, onde inclusive eu tenho postado e vou continuar postando um monte de coisa de esportes.

E por fim, e mais importante, queria muito deixar meus mais sinceros agradecimentos para todo mundo que leu o TM Warning ao longo dos anos, as muitas pessoas que me ajudaram e, principalmente, para nossos apoiadores, todo mundo que acreditou e contribuiu para esse projeto nem que fosse por um mês, e assim ajudaram a manter o sonho vivo um pouco mais.

Muito obrigado então a Ana Simões, Bells Aleixo, Bruno Palialol, Caique Soares, Daniela Mayumi, Denis Botana, Diego Laforga, Fabio Balassiano, Felipe Castro, Fernando Araujo, Fernando Fagundes, Filipe Almeida, Frederico Mattos, Gabriel Andrade, Gabriel Oliveira, Gilson Makimoto, Guilherme Alzamora, Hennan Carvalho, Ivan Fujiwara, Leonardo Fenilli, Luan Frainer, Luis Araújo, Murilo Basso, Pedro Flores, Rai Chicoli, Renan Ronchi, Ricardo “Mugen” Venturelli, Ricardo Teixeira, Robson Noreika, Salerme Oliveira, Thiago Vital, Maxwell Viana, Tiago Arsand, Rafael Martins, Vitor Mendes, Serginho Estevão e Pedro Gamberra. Vocês são demais, e espero que esse tempo como assinantes do TM Warning tenha valido a pena para vocês, porque vocês ajudaram muito a fazer valer para mim.

Um grande abraço a todos!

One comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s