O novo Two-Minute Warning

TMW

 

Como vocês já devem ter reparado, o Two-Minute Warning está de casa nova. Depois de sete bons anos no Blogger, agora o TM Warning tem seu um novo endereço e uma nova casa, um novo layout (que deve ser apenas temporário) e um novo formato.

A verdade é que o TM Warning, depois de muito tempo parado e sem perspectiva, está sendo relançado nessa nova versão como um “novo começo”. O site vai continuar com todas as suas principais características – as análises avançadas, as estatísticas, os textos gigantes, a versatilidade dos temas, o amor pelo Steve Nash – mas agora o formato vai ser diferente.

E a grande diferença é que agora uma parte do conteúdo do site vai passar a ser pago, e o site vai começar a contar com assinantes. E vocês, leitores, podem me ajudar a manter esse site vivo.

Calma, eu explico tudo. Vamos por partes:

O que causou essa mudança?

Quando eu criei o TM Warning (junto com o Marcelo) em 2010/2011 a premissa era simples: eu adoro escrever, adoro esportes, tinha muita coisa pra falar, e queria uma plataforma onde pudesse me expressar. Foi o começo do TMW, e muito como ele sobreviveu ao longo desses anos: muita coisa pra falar, muita vontade de falar essas coisas.

No entanto, quando eu criei o blog, eu estava na faculdade, e o tempo não era uma restrição. Tinha tempo de sobra, e podia escrever quase todos os dias para o site. Assunto raramente faltava – especialmente falando de três ligas – e por isso foram anos bastante prolíficos para o conteúdo do blog.

Mas conforme o tempo foi passado, a vida foi avançando, e esse tempo começou a reduzir. Formatura, empregos, e tudo mais foi tornando cada vez mais difícil de achar um espaço para continuar tocando o TM Warning com a mesma dedicação e o mesmo pique. A vontade para escrever continuava, mas se tornava cada vez mais complicado dedicar um tempo livre cada vez menor para um atividade que não trazia nenhum tipo de ganho.

Não faltaram tentativas de tentar transformar esse amor em profissão – inclusive escrevendo durante um ano para o Esporte Interativo sobre NFL – mas eventualmente fui forçado a aceitar que esse não seria o meu caminho. E com isso o TM Warning foi ficando cada vez mais em segundo plano, até quase morrer.

Ao mesmo tempo, eu também nunca realmente quis fechar o site. Mesmo quando ele ficava inativo, ele sempre estava lá como uma salvaguarda, algo que eu poderia resgatar e escrever quando tivesse algo importante para falar, ou muita vontade. As vezes era apenas uma coluna, as vezes durava semanas ou um mês, mas no final a realidade sempre acabava vencendo e o TMW voltava para as moscas.

Até que no final do ano passado, depois do mais longo hiato de ausência do site, eu voltei a escrever algumas colunas, experimentar novos formatos, discutir novas ideias, e fui lembrando do quanto eu gostava de fazer isso. Durante algumas semanas, me dediquei mais a escrever e tirar as ideias que antes só ficavam na cabeça. E a vontade de voltar a escrever, mais uma vez, apareceu.

Mas eu me conheço, e conheço a realidade: se fosse simplesmente pela vontade de escrever, eventualmente o site voltaria ao coma e passaria mais um bom tempo sem atualizações. É o ciclo da vida de 99% dos sites esportivos amadores do Brasil que não tratam sobre futebol. Então a decisão para tomar era simples: manter o TMW como apenas um registro passado de algo que eu adoro, fazia parte de mim, mas que não era factível manter vivo –  e, portanto, que seria hora de seguir em frente – ou então tentar uma última cartada para tentar manter o blog vivo e respirando, e justificar todo o esforço e gasto que ele me da.

E eu decidi por tentar uma última cartada.

E qual é essa última cartada?

O que tantos blogs antes e depois de mim precisam fazer para sobreviver: começar uma campanha de financiamento coletivo.

E é disso que se trata essa ressurreição: relançar o TM Warning como um site semi-profissional, que teria assinantes pagando uma mensalidade pelo acesso ao conteúdo, e usar esse dinheiro como parte do sustento de vida, e um modo de continuar o trabalho, sem deixar o fogo morrer, e continuar transmitindo esse conteúdo de forma cada vez melhor e mais completa.

A partir de 2018, o site migra para esse novo lugar, parte do seu conteúdo será fechado e exclusivo para assinantes (bem como outros benefícios, mas chegaremos neles), e começamos um Apoia.se para que todos vocês possam se tornar assinantes do TM Warning e, assim, ajudar a manter o site vivo e funcionando.

E caso a iniciativa de certo, esse apoio vai ser usado de forma a expandir e melhorar o conteúdo disponível para os leitores.

Por quanto tempo isso vai durar?

A ideia (e a vontade) é que dure o máximo possível, mas infelizmente não é assim tão simples. Não só pela questão do tempo pessoal – embora essa também seja importante -mas também porque a ideia é tornar o site algo rentável e auto-suficiente, só que no Brasil não é factível fazer isso com patrocínios ou algo do tipo. A única forma de fazer é através do financiamento dos leitores e das pessoas que acessam esse conteúdo.

Em outras palavras, esse novo site dar certo ou não – e, portanto, continuar suas atividades – vai depender do quanto teremos de assinaturas e de arrecadação mensal através do Apoia.se.

Nossa primeira meta de arrecadação no site é um valor mínimo de sustentabilidade que eu pretendo tentar alcançar em até 6 meses. Se em 6 meses esse valor for alcançado, então a iniciativa foi um sucesso, e o site continuará funcionando enquanto for possível com base nesse financiamento, com um novo layout e hospedagem profissional.

Se até esses seis meses não for possível atingir a meta mínima de arrecadação, então é porque realmente não tem como manter esse blog funcionando, e então essa iniciativa e o financiamento chegam ao fim.

E qual vai ser o funcionamento do novo site?

A ideia é profissionalizar e padronizar o conteúdo, então a princípio (e isso pode acabar mudando com o tempo) a ideia é o conteúdo do blog seguir o seguinte formato:

  • Duas colunas semanais, uma de quarta, e uma de sexta feira. Uma dessas colunas vai ser aberta para todos os leitores, e a outra vai ser fechada apenas para assinantes.
  • Uma coluna mensal “Especial”, mais longa e profunda, de preferência tratando de algum tema “atemporal”, também exclusiva para assinantes.
  • Todas as colunas citadas acima serão sobre MLB, NFL e NBA, dependendo do momento do ano, dos assuntos mais relevantes, e do interesse do público e dos assinantes.
  • Eventualmente pode ser que alguma semana em especial tenha uma terceira coluna, dependendo da motivação, mas vai ser algo pontual e aleatório, não fazendo parte do formato padrão do site.
  • Alguma semana específica,  algum evento pontual (Ex. Draft, algum jogo importante, etc) ou um feriado pode acabar forçando uma mudança no padrão “quartas e sextas” das colunas para outros dias, mas a ideia é manter as duas colunas por semana.
  • Como o site é meu mesmo, eu me reservo ao direito de ocasionalmente escrever colunas que fujam desses três temas conforme me der vontade (seja sobre um filme, futebol, peteca, macroeconomia, que seja), mas essas colunas NÃO vão contar para as duas colunas semanais + especial mensal.

Eventualmente, dependendo de como funcionar esse começo e conforme metas forem sendo atingidas no Apoia-se, essa programação pode mudar (por exemplo, com a inclusão de um podcast periódico) mas isso viria em um segundo momento, de acordo com as metas do financiamento coletivo (que você pode encontrar na nossa página do Apoia.se).

Espera, uma coluna mensal Especial? Isso significa que você FINALMENTE vai terminar o Especial NBA sobre os times históricos?

Sim, significa!

E como eu posso ajudar no financiamento coletivo e me tornar um assinante?

Você pode entrar no nosso Apoia-se através do link e começar a contribuir desde já: https://apoia.se/tmwarning .

Serão duas modalidades de contribuição: Você pode assinar o pacote básico, ou o pacote completo.

O pacote básico custa 10 reais por mês e te da acesso às colunas semanais exclusivas para assinantes, incluindo todas as colunas que já escrevemos.

O pacote completo custa 18 reais por mês e te da acesso a todas as colunas semanais, ao especial mensal, permite que você participe de ligas de Fantasy do TM Warning, e garante acesso aos grupos de WhatsApp e/ou Facebook (a definir) dos assinantes do site. Você também vai poder ajudar a palpitar nas pautas que virarão colunas no site.

Você pode encontrar isso em mais detalhes lá no nosso Mural do Apoia.se, que tem as informações completas sobre as contribuições

Quando isso tudo começa a operar definitivamente?

Daqui a um mês.

Dia 19/02 o site deve passar para o novo formato oficialmente, e algumas das colunas serão de acesso exclusivo aos assinantes, mantendo o formato explicado anteriormente.

Nesse um mês até lá, o site vai operar normalmente na mesma periodicidade proposta para o resto do tempo, com duas colunas semanais (quarta e sexta), só ainda sem a coluna especial mensal. Todos os posts nesse um mês serão abertos para todos os leitores. A partir do dia 19/02, um post por semana começa a ser fechados para assinantes, e fevereiro já teremos nossa primeira coluna especial. E a partir dai o site opera normalmente.

A campanha de arrecadação no apoia.se já está no ar desde já, e você pode se tornar um assinante agora mesmo!

Quais são os próximos passos caso a campanha funcione?

O primeiro objetivo, como dito acima, é atingir um mínimo aceitável para garantir a sobrevivência e continuidade do blog, custeando coisas como hospedagem, assinatura de sites e serviços (League Pass, Synergy Sports, Sports Reference, etc), e por ai vai.

Caso as metas do Apoia-se (que você pode encontrar lá nosso Mural) forem sendo batidas, o primeiro objetivo é contratar um designer e fazer um novo layout, mais completo e profissional, e pagar uma boa hospedagem .

Se o financiamento crescer, eventualmente o TMW pode lançar novos serviços, como um novo podcast, um canal no YouTube, e por ai vai.

O que vai acontecer com o conteúdo antigo do site?

Todo ele continua disponível em www.two-minutewarning.blogspot.com , nosso endereço original. Com o tempo, a intenção é migrar a parte mais importante desse conteúdo (melhores colunas, especiais, textos atemporais, etc) para o novo site, como registro histórico, mas o histórico completo sempre vai estar disponível no Blogspot.

Alguma coluna vai ser recorrente?

Talvez. A coluna dos palpites da rodada da NFL possivelmente será semanal durante a temporada, mas ainda é cedo demais para comprometer com alguma coisa. No começo o foco é fazer experiências e ver o que funciona ou não. Tentarei ao máximo trazer de voltas as colunas favoritas dos leitores (Mock Drafts retroativos, Running Diaries, etc).

Tenho dúvidas ou sugestões, como proceder?

Você sempre pode nos mandar um email clicando lá na barra do topo do site no “Fale Conosco” e mande sua sugestão, comentário, pedido, dúvida ou o que quer que seja por email, que responderemos assim que possível. Ou, se preferir, pode entrar em contato conosco através do nosso Twitter ou nosso Facebook.

Acho que isso cobre todos os principais pontos. A campanha de financiamento já está no ar e pode ser acessada pelo link www.apoia.se/tmwarning. Conto com a ajuda de vocês para manter esse site vivo e funcionando.

Obrigado a todos!

13 comments

  1. Legal vc tentar reviver o site mais uma vez. Vou assinar o blog e ver como esse projeto vai sair, pelo que eu entendi seria algo como o bolapresa está fazendo?

    Nos posts semanais quando tiver menos assuntos alguns poderiam ser sobre indicação de livros dos esportes. Sempre achei bom os posts do blog que falavam sobre alguma obra dos esportes.

    Parabéns e boa sorte…

    Like

    • Sim, a ideia foi inspirada no que o Bola Presa fez e é a mesma ideia! Espero que de certo e o TM Warning possa continuar vivo.

      E gostei da sua sugestão, anotei aqui para quando tiver sem pauta. Muito obrigado!

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s